Regulamentos

 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, como parte integrante do currículo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, incluem atividades extraclasse relevantes para a formação do aluno.

O cumprimento das Atividades Complementares está condicionada à realização de atividades extracurriculares durante o seu curso (participação em eventos, monitoria, iniciação científica, publicação de artigos, etc.).  Cada uma dessas atividades contribui com uma certa carga horária para que você obtenha a conclusão desta componente. Por isso, é extremamente importante que você guarde os comprovantes das atividades que fez durante todo o curso.

Mais informações sobre Atividades Complementares (atividades e tipos de comprovantes válidos, e a quantidade de horas limite por tipo de atividade, etc) podem ser encontradas no regulamento da componente, disponível no link abaixo:

 

As Atividades Complementares não são mais consideradas disciplina, e sim uma Componente Curricular Não Disciplinar (CCND).  Neste formato, não é necessário se matricular.

Uma vez que você tenha completado a carga horária mínima,  poderá solicitar o aproveitamento das atividades que realizou. Essa solicitação consiste em:

  1. Preencher o  formulário:  Formulário para análise de Atividades Complementares;
  2. Fazer o requerimento on-line no site https://prograd.ufms.br/requerimento-academico/;  marcar a opção “OUTROS”; especificar que o requerimento é sobre as Atividades Complementares na aba “Justificativa” e anexar o formulário preenchido e os certificados on-line.  Obs.: Caso haja algum certificado físico (assinados manualmente), o acadêmico deve levar os originais na Secretaria acadêmica (1º piso da Facom) para autenticação, e digitalizá-los para a inclusão no requerimento.

 

Quantidade de horas necessárias: 181 horas

 

Atividades Orientadas de Ensino

O componente curricular não disciplinar Atividades Orientadas de Ensino (AOE-ND)  tem por objetivo o desenvolvimento de um projeto, de forma individual ou em grupo, sob orientação de um docente.  O projeto resulta em uma monografia, um relatório técnico ou um artigo sobre um tema relacionado à área de Computação, podendo ser acompanhado por componentes de software ou hardware.

Carga horária: 34 horas*

Regulamento

RESOLUCAO AOE (FACOM-CCTADS) n 45, de 21-08-2019.

 

* A partir de 2021.