Perguntas Frequentes

       Aqui você encontra respostas para as principais dúvidas sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Faculdade de Computação (Facom).

 

Quando abrem as inscrições para o Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação?

Resposta: O Processo Seletivo Unificado de Pós-Graduação Stricto Sensu – é realizado anualmente pela UFMS, sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp). É preciso ficar atento para a data de abertura das inscrições, que pode variar a cada ano. Em 2024, por exemplo, as inscrições iniciaram no mês de dezembro, a homologação e resultado final foi publicada em fevereiro de 2025 e matrículas dos alunos aprovados foram realizadas em março. Como não há previsão de datas, os interessados devem acompanhar publicações no Boletim Oficial da UFMS https://boletimoficial.ufms.br/, na página da Propp www.propp.ufms.br e no curso de pós-graduação em Ciência da Computação https://www.facom.ufms.br/ppgcc/.

Poderá haver no meio do ano (geralmente no mês de junho) outro edital para vagas remanescentes. Há também a possibilidade de cursar disciplinas isoladas como aluno especial e neste caso, a seleção é semestral. Mais informações quanto ao processo seletivo poderão ser esclarecidas pelo e-mail selecao.propp@ufms.br e, as dúvidas específicas do curso e das avaliações, junto à Secretaria de Pós-Graduação da Facom, pelo e-mail ppg.facom@ufms.br

 

Posso me inscrever no Processo Seletivo Unificado de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado mesmo sem ter o diploma?

Resposta: Conforme o último EDITAL Nº 158/2025 – PROPP/UFMS – https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=561008 publicado, no subitem 4.6, os candidatos ao curso de mestrado que estão no último ano/semestre de curso de graduação e os candidatos ao doutorado que cursam mestrado, se aprovados no Processo Seletivo, deverão apresentar histórico escolar completo, diploma ou documento equivalente apenas no ato da matrícula. 

 

O que é Aluno Especial?

Resposta:  Alunos especiais são aqueles candidatos portadores de diplomas de graduação que se matriculam em uma ou até duas disciplinas do Curso de Pós-Graduação da Facom, mas não têm vínculo formal com o respectivo curso, ou seja, não passaram pelo Processo Seletivo Unificado de Pós-Graduação Stricto Sensu – que é realizado semestralmente pela UFMS – sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp). 

Os interessados precisam se inscrever no Processo Seletivo de Alunos Especiais do curso de pós-graduação da Facom e ao final da disciplina cursada receberão certificados com créditos que poderão ser aproveitados caso o aluno ingresse como discente regular do curso. 

 

Quando abrem as inscrições para o processo seletivo de Estudantes Especiais para os cursos de Pós-Graduação da Facom?

Resposta: O Processo Seletivo ocorre geralmente duas vezes ao ano – nos meses de fevereiro e julho. O Edital é publicado no Boletim Oficial da UFMS, na página da Faculdade de Computação www.facom.ufms.br (área de notícias) e do curso de pós-graduação em Ciência da Computação https://www.facom.ufms.br/ppgcc/  Podem participar candidatos com diploma de graduação registrado ou revalidado, certidão de conclusão de curso de graduação ou documento equivalente. Para efetuar a inscrição, o candidato deve ler atentamente o Edital, resolvendo eventuais dúvidas junto à Secretaria de Pós-Graduação da Facom, pelo e-mail ppg.facom@ufms.br, realizar ou atualizar cadastro no Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br e preencher planilha de pontuação de histórico específica para esse fim que é publicada junto com o Edital, e encaminhar outros documentos exigidos no processo seletivo. 

 

O que é Trilha Graduação-Mestrado? 

Resposta:  O Programa Trilha Graduação-Mestrado da Faculdade de Computação da UFMS seleciona, por meio de processo seletivo específico, estudantes regulares, com alto desempenho, dos cursos de graduação da Facom para que possam cursar  no semestre uma disciplina do curso de mestrado acadêmico. 

 

Quando abrem as inscrições para o processo seletivo da Trilha Graduação-Mestrado? 

Resposta: O  Processo Seletivo é aberto geralmente duas vezes ao ano – nos meses de fevereiro e julho. O Edital é publicado no Boletim Oficial da UFMS e na página da Faculdade Computação www.facom.ufms.br (área de notícias) e do curso de pós-graduação em Ciência da Computação https://www.facom.ufms.br/ppgcc/ . Podem participar do Processo Seletivo candidatos com alto desempenho, conforme Regulamento da Trilha Graduação-Mestrado, Resolução no 258-CPOS/CCO/FACOM/UFMS – https://www.facom.ufms.br/wp-content/uploads/2022/07/258-TRILHA-GRAD-MESTRADO-SEI_UFMS-3082232-Republicacao-Resolucao.pdf. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá ler atentamente o Edital, resolvendo eventuais dúvidas junto à Secretaria de Pós-Graduação da Facom, pelo e-mail ppg.facom@ufms.br, preencher a planilha de pontuação de currículo específica para esse fim que é publicada junto com o Edital, e encaminhar outros documentos exigidos no processo seletivo. 

 

Quando abrem as inscrições para seleção de estrangeiros no Programa de pós-graduação em Ciência da Computação? 

Resposta: Além do Processo Seletivo Unificado de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado lançado anualmente pela UFMS, sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), há oportunidades em outros editais, como por exemplo, do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC)https://www.gov.br/capes/pt-br 

 

Quando abrem as inscrições para oportunidades de bolsas de mestrado e de doutorado em Ciência da Computação? 

Resposta: Há concessão de bolsas de mestrado e doutorado implementadas por meio de chamadas públicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outros órgãos, como Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), mas é preciso atender alguns requisitos que são divulgados nos editais específicos. Não há data definida, durante o ano letivo, para o a concessão de  bolsas. Os editais são divulgados na página do Programa da Pós-graduação em Ciência da Computação https://www.facom.ufms.br/ppgcc/ e também informados por e-mail.  

   

Posso me inscrever para o programa de mestrado e de doutorado ao mesmo tempo (com a intenção de assumir apenas um deles, caso passe em ambos?)  

Resposta: Cada candidato poderá se inscrever em apenas um Curso de Mestrado ou Doutorado dentre as ofertas de vagas do Edital. Caso efetue inscrição em mais cursos, serão consideradas válidas apenas a última inscrição efetuada.

 

Qual idioma é aceito na Prova de Línguas para os cursos de mestrado e doutorado em Ciência da Computação? Onde é realizada? Qual o prazo máximo?

Resposta: Para os cursos de Pós-graduação da Facom serão aceitas somente provas de Inglês. O exame pode ser feito no processo seletivo de ingresso ou nos futuros exames oferecidos pela Universidade.  A prova é realizada no ambiente digital por meio do “AVA Extensão e Capacitação” – (https://link.ufms.br/realizacao-prova-de-linguas) em data e mais informações divulgadas em Edital específico na página da Propp.  Se aprovado no processo seletivo, o candidato classificado que não tenha realizado a prova ou atingido a nota 7,00 (sete), poderá refazer a Prova de Línguas. Conforme regulamento do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação: §1º A comprovação de proficiência, na língua inglesa, para o Curso de Mestrado, poderá ser realizada até o fim do quarto semestre do Curso, e, para o Curso de Doutorado, poderá ser realizada até o fim do sexto semestre do Curso. Há também a possibilidade de dispensa, apresentando via requerimento, um exame (TOEFL, TOEIC, etc.) com equivalência na CEFR de no mínimo B1.

 

Quero me inscrever no Processo Seletivo Unificado de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado. Qual curso exige a apresentação do pré-projeto de pesquisa?

Resposta: A exigência é apenas para candidatos ao curso de Doutorado. O pré-projeto de pesquisa deverá ser elaborado pelo candidato seguindo a formatação e a estrutura dispostas no Edital do Processo Seletivo, ter aderência a uma das linhas de pesquisa disponíveis na tabela de vagas e e será analisado pela Comissão de Seleção e avaliado em escola 0,00 (zero) a 10,00 (dez), média ponderada dos critérios estabelecidos conforme tabela abaixo.

 A nota mínima para que o candidato seja considerado aprovado e classificado é 6,00 (seis).O candidato que obtiver nota igual ou inferior a 5,99 (cinco vírgula noventa e nove) na Análise do Pré-Projeto será reprovado e estará eliminado do processo seletivo. O pré-projeto deverá ser anexado no Portal da Pós-Graduação no período de inscrição, a identificação do não envio do documento, em qualquer tempo, caracteriza desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo.

 

Tenho graduação em área diversa da Ciência da Computação. Posso participar dos processos seletivos ou me matricular em alguma disciplina como ouvinte?

Resposta: Geralmente o Edital exige apenas que o candidato já seja graduado para poder participar dos processos seletivos. Para participação como ouvinte, o estudante deve obter autorização diretamente com o docente da disciplina a ser cursada. Os contatos dos docentes estão disponível no site da Facom – https://www.facom.ufms.br/professores/ 

 

Sou aluno de outro curso de Pós-graduação Stricto Sensu. Posso ser transferido e admitido no programa de pós-graduação em Ciência da Computação?

Resposta: Conforme o artigo 44 da Resolução  Nº 1.035-COPP/UFMS, DE 23 DE JUNHO DE 2025 que  aprova o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFMS, os requerimentos de transferência compulsória de estudantes de outros Cursos de Pós-graduação stricto sensu para a UFMS serão analisados e aprovados pelo Colegiado de Curso. 

Parágrafo único. O ingresso por transferência compulsória destina-se aos estudantes regulares de instituições nacionais de Ensino Superior, para prosseguimento de estudos do curso de origem ou, não havendo este, para cursos da mesma área de conhecimento, de acordo com legislação específica, independente da existência de vagas, em razão de comprovada remoção, de ofício, de servidor público federal civil ou militar.  

 

Fui aprovado no Processo Seletivo Seletivo Unificado de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado ou Doutorado. Após a convocação, enviei a documentação para efetivar a matrícula. Qual o próximo passo?

Resposta:  Após a conferência e aceite da documentação pela Secretaria de Pós-Graduação da Facom, os estudantes deverão realizar matrícula nas disciplinas ofertadas na grade curricular dos cursos de mestrado e doutorado. Ultimamente, as matrículas vêm sendo realizadas pela Secretaria da Pós após a indicação do aluno em quais disciplinas quer se matricular. Essa comunicação é feita por e-mail. 

A recomendação é que o estudante escolha entre duas (2) e três (3) disciplinas no primeiro semestre de estudo, já que é preciso ter duas aprovações no primeiro semestre em disciplinas dos grupos I, II, III ou IV. O aluno não pode reprovar  em alguma disciplina no primeiro semestre letivo. 

Nos próximos semestres, o aluno deverá cursar mais uma (1) ou duas (2)  disciplinas – total de quatro (4 disciplinas), com pelo menos aprovação de cada grupo I, II, III da estrutura curricular, além de cursar  Estudo Dirigido, Seminários de Computação e Estágio de Docência I (mestrado) e Estágio de Docência II (doutorado). 

A disciplina de “Seminários de Computação” é pré-requisito para marcar a banca de Exame de Qualificação. Como é uma atividade oferecida apenas no segundo semestre, a sugestão é que o estudo seja realizado no primeiro semestre. 

 

Onde encontro a lista das disciplinas que serão ofertadas no semestre respectivo? 

Resposta:  A lista de oferta das disciplinas do semestre correspondente é publicada na página do Programa – https://www.facom.ufms.br/estudantes/horario-e-ensalamento-pos/ 

 

Como são feitas as matrículas para alunos regulares do Programa?

Resposta: As matrículas para os alunos regulares do Programa são realizadas duas vezes ao ano (a cada semestre), com datas definidas em Calendário Acadêmico – https://prograd.ufms.br/calendario-academico/  Os estudantes devem conversar com o seu orientador para decidir quais disciplinas querem se matricular, já que estes deverão autorizar a matrícula das disciplinas escolhidas em datas específicas também. Alunos que não vão cursar nenhuma disciplina também deve acessar o Portal de Pós-Graduação e renovar a sua matrícula. As orientações estão nos tutoriais 3, 4 e 6 da Propp. 

Tutorial para solicitação de matrícula on-line:

Tutorial_3___solicitacao_de_matricula_online

Tutorial para autorização de matrícula pelo orientador:

Tutorial_4___autorizacao_de_matricula_pelo_orientador

Tutorial para renovação de matrícula: 

Tutorial_6___solicitacao_de_renovacao_de_matricula

 

Como faço para ter acesso à rede sem fio Eduroam (Wi-Fi) da UFMS?

Resposta: O aluno regular deve acessar o portal.ufms.br, selecionar a opção “Ainda não sou cadastrado” e seguir as próximas orientações para geração do Passaporte UFMS. Com o Passaporte criado, siga as instruções para utilizar a rede sem fio Eduroam nos diversos sistemas operacionais: https://agetic.ufms.br/rede-eduroam/

Quais são os motivos de desligamento do curso?

Resposta: Conforme o artigo 42 do Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, além do previsto Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, será desligado do Curso o estudante que: 

I – deixar de renovar a sua matrícula e não apresentar justificativa ao Colegiado de Curso em até trinta dias após a data de matrícula; 

II – ultrapassar o prazo máximo de vinte e quatro meses para a conclusão do Curso de Mestrado e de quarenta e oito meses para a conclusão do Curso de Doutorado, deixando de apresentar, em tempo hábil, requerimento de prorrogação de prazo; 

III – não cumprir as atividades ou as exigências nos prazos estabelecidos neste Regulamento; 

IV – não cumprir as regras previstas no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS; 

V – não obtiver, no primeiro semestre letivo, aprovação em pelo menos duas disciplinas dos Grupos I, II, III ou IV; 

VI – reprovar em alguma disciplina no seu primeiro semestre letivo; 

VII – ao fim do seu primeiro semestre letivo, obtiver coeficiente de rendimento acumulado inferior a 1,5 – um vírgula cinco; 

VIII – não definir o Orientador até o fim do seu primeiro semestre letivo; e 

IX – a partir do fim do seu segundo semestre, obtiver coeficiente de rendimento inferior a dois. 

 

Como é feito o cálculo do coeficiente de rendimento do estudante?

Resposta: Conforme o artigo 41 do Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação:

  • 1º O coeficiente de rendimento do estudante é calculado por meio da média aritmética, sem aproximação, de pesos correspondentes aos conceitos obtidos nas atividades curriculares. 
  • 2º Os pesos correspondentes a cada conceito são: A=3; B=2; C=1; D=0. 

 

Como saber a quantidade de créditos alcançados em disciplinas em que estou matriculado e quais eu preciso cursar para diplomação no curso de mestrado/doutorado?

Resposta: O estudante pode emitir o histórico escolar por meio do Portal da Pós-Graduação e verificar quantos créditos já cursou. 

Conforme o Regulamento do Curso:

Art 27. O estudante deverá obter, no mínimo, vinte créditos para diplomação no Curso de Mestrado, distribuídos conforme a Estrutura Curricular do Curso, e deverão ser integralizados do seguinte modo: 

I – dezesseis créditos (16) em disciplinas dos grupos I, II, III ou IV da Estrutura Curricular do Curso, com pelo menos quatro créditos em disciplinas de cada um dos grupos I, II e III; e

 II – quatro créditos em disciplinas de qualquer um dos grupos. 

Art. 28. O estudante deverá obter, no mínimo, vinte e quatro créditos para diplomação no Curso de Doutorado, distribuídos conforme a estrutura curricular do Curso e deverão ser integralizados do seguinte modo: 

I – vinte créditos em disciplinas dos grupos I, II, III ou IV da Estrutura Curricular do Curso, com pelo menos quatro créditos em disciplinas de cada um dos grupos I, II e III; e 

II – quatro créditos em disciplinas de qualquer um dos grupos. 

 

Há alguma forma de reingressar, caso eu seja desligado do curso?

Resposta: Conforme o artigo 38 do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFMS, o estudante desligado do Curso de Pós-graduação stricto sensu por prazo de integralização excedido poderá se matricular por reingresso uma única vez, exclusivamente para a realização de defesa de dissertação ou tese desde que: 

I – tenha concluído todos os créditos requeridos para defesa; e 

II – tenha sido aprovado nas demais exigências do curso, de acordo com o Regulamento do Programa. 

  • 1º A solicitação de reingresso deverá ser realizada no prazo máximo de até doze meses após o desligamento do estudante [o orientador é quem faz a solicitação – https://propp.ufms.br/requerimento-orientador/] e aprovada pelo Colegiado de Curso. 
  • 2º A defesa de dissertação ou tese deverá ser realizada no prazo máximo de seis meses a contar a partir do reingresso.

 

Posso solicitar o trancamento de matrícula no primeiro semestre? 

Resposta:  Conforme o artigo 46 do Regulamento do Curso, o estudante, com anuência do Orientador, poderá solicitar ao Colegiado de Curso o trancamento de matrícula em uma ou mais disciplinas, porém não será permitido ao estudante selecionado o trancamento de matrícula no primeiro semestre letivo.

 

Fui aprovado na banca de defesa. Quando e como posso solicitar Certificado de Conclusão de Curso?

Resposta: O Certificado de Conclusão de Curso pode ser emitido pelo Portal de Pós-Graduação – https://posgraduacao.ufms.br/portal 

 

Estou matriculado como aluno especial. Após o ingresso no curso é possível solicitar convalidação de todas as disciplinas? 

Resposta: Sim, é possível convalidar disciplinas, porém Estudo Dirigido e Seminários são obrigatórios e não podem ser cursados como aluno especial. 

 

Sou egresso do curso de Mestrado. Posso convalidar créditos no curso de Doutorado em Ciência da Computação?

Resposta: Conforme parágrafo 1º do artigo 28 do Regulamento dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, créditos em disciplinas cursadas para a obtenção do título de mestre não serão convalidados no Doutorado. 

 

Já fui aprovado na Prova de Línguas. É preciso fazer novamente?

Resposta: Não. Geralmente a Propp disponibiliza as provas de línguas que são aplicadas em Processos Seletivos para novos alunos também aos estudantes já matriculados nos cursos de Pós-Graduação e que ainda necessitem da proficiência em língua estrangeira, portanto, os alunos que já foram aprovados em exames anteriores não precisam realizar a prova novamente. 

 

Quais são os prazos para o exame de qualificação de Mestrado e Doutorado?

Resposta: O estudante do Mestrado deverá se qualificar, até o prazo máximo de doze meses (12) e o estudante de Doutorado, até  prazo máximo de vinte e quatro meses (24), por meio por meio da apresentação dos resultados parciais de sua pesquisa, em Relatório de Qualificação, perante Banca Examinadora. O estudante de mestrado e doutorado deverá ter aprovação em pelo menos setenta e cinco por cento (75%) dos créditos obrigatórios e aprovação na disciplina Seminários de Computação para que o orientador possa fazer o requerimento de constituição de banca de exame de qualificação. 

O estudante reprovado poderá realizar novo Exame de Qualificação no período máximo de três meses após o primeiro, observando os prazos para Qualificação e Defesa previstos no Regulamento, sob pena de desligamento do Curso.

 

Posso pedir prorrogação do exame de qualificação? 

Resposta: Excepcionalmente e diante de justificativa fundamentada pelo professor orientador e com aprovação do Colegiado de Curso, o prazo da Qualificação poderá ser prorrogado por seis (6) meses – para estudantes de Mestrado e de doze (12) meses para estudantes de Doutorado. 

 

Quais são os prazos para a Defesa de Dissertação (mestrado) e de Tese (doutorado)?

Resposta: Para estudantes de Mestrado até o prazo máximo de vinte e quatro (24) meses, a contar a partir da matrícula de ingresso, perante Banca Examinadora, a partir de requerimento do Orientador ao Colegiado de Curso. São critérios para a realização da Defesa de Dissertação: 

I – conclusão do número mínimo de créditos, respeitando o estabelecido no Regulamento do Curso;

II – aprovação no Estágio de Docência;

III – aprovação no Exame de Qualificação;

IV – comprovação de proficiência na língua inglesa; e

V – submissão de pelo menos um artigo científico, relacionado ao trabalho de mestrado, em periódico ou conferência classificados no estrato restrito do Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes na área de Ciência da Computação.

Para estudantes de Doutorado até o prazo máximo de quarenta e oito (48) meses, a contar a partir da matrícula de ingresso, perante Banca Examinadora, a partir de requerimento do Orientador ao Colegiado de Curso. São critérios para a realização da Defesa de Dissertação: 

I – conclusão do número mínimo de créditos, respeitando Regulamento do Curso;

II – aprovação nos Estágios de Docência;

III – aprovação no Exame de Qualificação;

IV – comprovação de proficiência na língua inglesa; e

V – publicação ou aceite de pelo menos um artigo científico, relacionado ao trabalho de doutorado, em periódico ou conferência classificados no estrato restrito do Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes na área de Ciência da Computação ou pelo menos dois artigos científicos relacionados ao trabalho de doutorado, em periódico, classificados no estrato restrito do Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes em áreas distintas a de Ciência da Computação.

 

Posso pedir prorrogação da Defesa de Dissertação e de Tese? 

Resposta: Excepcionalmente e diante de justificativa fundamentada pelo professor orientador e com aprovação do Colegiado de Curso, o prazo da Defesa  poderá ser prorrogado por seis (6) meses para estudantes de Mestrado e de doze (12) meses para estudantes de Doutorado. A prorrogação pode ser solicitada pelo aluno – (https://propp.ufms.br/requerimentoacademico). A solicitação deve ser feita até a data limite da defesa, de preferência um pouco antes, já que será encaminhado ao orientador para dar anuência e em seguida ao coordenador do curso para assinar a resolução. 

 

Fui aprovado na banca de defesa de mestrado ou doutorado. Qual o próximo passo? 

Resposta: O próximo passo é o envio da versão final do trabalho, conforme as correções indicadas pela banca de defesa. O prazo é de 30 dias após a defesa. O envio é feito pelo Portal de Pós-graduação – https://posgraduacao.ufms.br/portal . Logo após, o seu orientador é quem vai aprovar/reprovar o trabalho enviado. As orientações podem ser baixadas nos seguintes tutoriais: 17 e 18 da Propp.

Tutorial para aluno enviar trabalho pelo Portal de Pós-Graduação:

Tutorial_17___aluno_enviar_trabalho_pelo_Portal

Tutorial para orientador aprovar trabalho do aluno: 

Tutorial_18___orientador_aprovar_trabalho_enviado_pelo_aluno

 

Sou servidor da UFMS e fui aprovado na banca de defesa de Mestrado/Doutorado. É possível emitir uma declaração do curso para fins de incentivo à qualificação junto à Progep?

Resposta: A secretaria da Pós-graduação inicia e encaminha o processo de registro de diploma para a Secretaria de Certificação Acadêmica (SECEA/DIGAB/RTR) logo após a aprovação da versão final do trabalho e homologação da Ata da banca de defesa pelo Colegiado de Curso. Após esse trâmite, é possível solicitar para a secretaria a declaração de que o interessado defendeu em sessão pública sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado, de que não há pendências por parte do estudante e que o correspondente diploma está em processo de expedição e registro. 

 

Fui aprovado na banca de defesa de Mestrado/Doutorado. Quando posso solicitar o diploma?  

Resposta: O interessado não precisa fazer a solicitação. A secretaria da Pós-graduação inicia e encaminha o processo de registro de diploma para a Secretaria de Certificação Acadêmica (Secea/Digab/RTR) logo após a aprovação da versão final do trabalho e homologação da Ata da banca de defesa pelo Colegiado de Curso. A partir desta etapa, todo o procedimento de registro de diploma é realizado na Secea/Digab/RTR e os diplomas de mestrado e doutorado são emitidos digitalmente. Mais informações na página da Propp – https://propp.ufms.br/dict/seres/orientacoes-para-obtencao-do-certificado-digital/