EDITAL PPGCOMP N° 3, DE 4 DE OUTUBRO DE 2019.

 

Processo Seletivo 2019.2.

 

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, por meio do Coordenador de Curso dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, torna público o presente Edital que tem por objeto a abertura de inscrições do Processo Seletivo visando à seleção de candidatos para preenchimento de duas vagas no curso de Doutorado em Ciência da Computação, da Faculdade de Computação, para o segundo semestre letivo do ano de 2019, em sistema de fluxo contínuo.

 

1.             DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1.       O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas no presente Edital e conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado de Curso e composta de professores do Curso.

1.2.       As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas pelo telefone (67) 3345-7456 ou pelo e-mail posgraduacao@facom.ufms.br.

1.3.       O Processo Seletivo destina-se a classificar candidatos portadores de diploma de mestre em Ciência da Computação ou área afim, devidamente registrado, quando obtido no Brasil, ou revalidado/reconhecido, se obtido no exterior, ressalvado o disposto nos itens 1.3.1 e 1.3.2.

1.3.1.      A aceitação de candidatos com diploma de graduação e/ou mestrado expedido por instituição estrangeira não revalidado/reconhecido seguirá o disposto no art. 54 do Regimento Geral da UFMS.

1.3.2.      O candidato acadêmico do último ano ou semestre de mestrado, se selecionado, deverá apresentar o respectivo diploma de mestrado ou equivalente no ato da matrícula ou, na ausência deste, declaração do programa de pós-graduação em que esteja matriculado, informando a data provável de conclusão do mestrado.

1.3.3.      O candidato estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos abaixo no ato de matrícula no curso:

a) diploma de graduação, histórico escolar e certidão de nascimento ou casamento ou equivalente apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia, ou autenticado por autoridade consular competente, no caso de país não signatário;

b) passaporte e visto temporário com prazo de validade, de acordo com a Resolução normativa/CNIg nº 116 de 08 de abril de 2015;

c) comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue junto à autoridade consular brasileira, de que possui seguro saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante o período de estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil;

d) apólice quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o Brasil, contemplando além das despesas relativas a eventuais problemas de saúde, traslado do aluno caso ocorra óbito no exterior.

1.4.       O candidato fica ciente de que, independentemente da sua graduação, a proposta de estudos declarada por meio da carta de intenção deverá necessariamente estar vinculada a uma das linhas de pesquisa do Curso.

1.5.       As atividades de ensino serão realizadas nas instalações do Curso em turno integral – manhã e tarde. As atividades de pesquisa e orientação desenvolver-se-ão em turno integral – manhã e tarde.

1.6.       É dever do candidato acompanhar o andamento do processo seletivo na página https://facom.ufms.br, área de notícias.

1.7.       As duas vagas disponíveis são uma para a área de pesquisa de Teoria dos Grafos e uma para Inteligência Artificial, devendo o candidato especificar apenas uma área na inscrição.

 

2.             DAS INSCRIÇÕES

2.1.       As inscrições ficarão abertas pelo Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br, da 0h do dia 1º de novembro de 2019 às 23h59min do dia 2 de dezembro de 2019, selecionando-se o Curso de Doutorado, havendo vagas disponíveis.

2.1.1.           Para efetivar a inscrição, os documentos devem ser encaminhados online via Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br, até às 23h59min do dia 2 de dezembro de 2019, de acordo com o item 2.1 deste edital. Posteriormente, a Secretaria de Curso fará a comprovação dos documentos anexados com os originais dos candidatos aprovados, após o término do processo seletivo.

2.1.2.           Vigora, para todos os efeitos deste Edital, o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

2.1.3.           Segue abaixo o endereço da Secretaria de Curso.

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Faculdade de Computação - FACOM

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CURSO DE DOUTORADO

Av. Costa e Silva s/n Cidade Universitária – 79070-900

Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Horário de atendimento: 13h às 17h

2.2.       Os documentos necessários para a realização da inscrição devem ser anexados no Portal em formato PDF, sendo os seguintes:

a) Foto 3x4 cm recente;

b) Currículo Lattes gerado a partir de http://lattes.cnpq.br/;

c) Histórico escolar de graduação;

d) Histórico escolar de mestrado;

e) Projeto de pesquisa contendo título, objetivos, metodologia, etapas e cronograma, resultados esperados e referências;

f) Opcionalmente, comprovante da pontuação obtida pelo candidato no Poscomp, desde que o exame tenha sido realizado nos últimos três anos (2016, 2017 e 2018);

g) Para estrangeiros, ficha de inscrição – estrangeiro, preenchida e assinada, conforme Anexo III deste Edital.

2.3.       A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão de Seleção não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica ou meteorológica que impossibilitem a transferência de dados.

2.4.       Após finalizar a inscrição e anexar toda a documentação necessária, o candidato deverá encaminhar um e-mail para posgraduacao@facom.ufms.br solicitando análise de sua documentação.

2.5.       O resultado da inscrição será comunicado ao candidato em até 10 dias após a sua efetivação.

2.6.       O candidato com a inscrição indeferida poderá interpor recurso em até um dia útil após a divulgação do resultado, devendo utilizar formulário constante no Anexo II deste Edital. O recurso deve ser enviado para o e-mail posgraduacao@facom.ufms.br e será julgado pela Comissão de Seleção. O resultado da análise dos recursos será divulgado no endereço https://facom.ufms.br, área de notícias, em até dois dias úteis.

 

3.             DAS ETAPAS DE SELEÇÃO

3.1.       O Processo Seletivo constará de etapas de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo o disposto a seguir.

3.2.       Etapa I - Avaliação do Projeto de Pesquisa

3.2.1.           O projeto de pesquisa será avaliado quanto ao valor científico/tecnológico da proposta; à apresentação e à justificativa do problema; à adequação da metodologia aos objetivos propostos; à relevância da técnica, produto ou processo a ser desenvolvido; e à adequação do cronograma aos objetivos propostos. Os itens avaliados serão:

 

I - Valor científico/tecnológico da proposta (0 a 10);

II - Apresentação e justificativa do problema (0 a 10);

III - Adequação da metodologia aos objetivos propostos (0 a 10);

IV - Relevância do produto ou processo a ser desenvolvido (0 a 10);

V - Adequação do cronograma aos objetivos propostos (0 a 10).

 

3.2.2.           A nota da etapa será a média aritmética dos itens I a V acima.

3.2.3.           Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter nota maior ou igual a sete.

3.2.4.           Esta etapa possui caráter eliminatório e classificatório.

3.3.       Etapa II - Avaliação de histórico escolar e de currículo

3.3.1.           No histórico, serão avaliadas as notas obtidas pelo candidato nas disciplinas cursadas na graduação e pós-graduação.

3.3.2.           Na avaliação do currículo será levada em consideração a maior nota obtida no Poscomp 2016, 2017 ou 2018, caso o tenha feito, além das atividades científicas (projeto de pesquisa, monitoria, iniciação científica, publicação etc.) desenvolvidas pelo candidato durante a graduação e/ou pós-graduação, conforme Currículo Lattes.

3.3.3.           A cada candidato será atribuída uma nota de 0.0 (zero) a 10.0 (dez).

3.3.4.           Esta etapa possui caráter classificatório.

3.4.       Da pontuação final

3.4.1.           A pontuação final será a média aritmética das notas das etapas I e II.

3.4.2.           O resultado final será divulgado no site https://facom.ufms.br, área de notícias, a partir de 10 dias após homologada a inscrição do(s) candidato(s).

3.4.3.           A divulgação do resultado final poderá ser prorrogada em virtude da quantidade de inscrições apresentadas. Nesta hipótese, será divulgado um edital ou aviso no site https://facom.ufms.br, área de notícias.

 

4.             DOS RECURSOS

4.1.       O prazo para interposição dos recursos será de dois dias úteis após a publicação do resultado final.

4.2.       O candidato deverá utilizar o formulário disponível no Anexo II deste Edital. Admitir-se-á um único recurso por candidato, a ser entregue em uma via impressa, na Secretaria de Curso, no endereço e horário dispostos no item 2.1.3.

4.3.       O resultado da análise dos recursos, se houver, será divulgado no site https://facom.ufms.br, área de notícias, a partir de dois dias após findado o prazo para interposição de recursos.

 

5.             DA CLASSIFICAÇÃO

5.1.       Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final.

5.2.       Como critério de desempate, na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que obtiver maior nota na Etapa II de seleção.

 

6.             DA HOMOLOGAÇÃO

6.1.       O resultado final do Processo Seletivo, depois de decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Colegiado de Curso por meio de Resolução, publicada no Boletim Oficial da UFMS e divulgada na Secretaria de Curso e no site https://facom.ufms.br, área de notícias.

 

7.             DA MATRÍCULA

7.1.       Para a matrícula, o candidato selecionado deverá apresentar o original da documentação listada abaixo na secretaria de curso, para digitalização, ou enviar fotocópia da documentação autenticada em cartório para o mesmo endereço de inscrição, em até 5 dias após divulgação do resultado final após recursos.

a)             Comprovante de matrícula gerado a partir do Portal – não precisa ser autenticado;

b)            Certidão de quitação eleitoral, para brasileiros – a versão obtida online não precisa ser autenticada;

c)             Documento de Identidade oficial legível, frente e verso;

d)            Histórico escolar de graduação;

e)             Diploma de graduação, frente e verso;

f)              Diploma ou certificado de conclusão de mestrado, frente e verso; na ausência deste, o candidato deve apresentar declaração do programa de pós-graduação em que esteja matriculado, informando a data provável de conclusão do mestrado;

g)             Histórico escolar de mestrado;

h)            CPF;

i)              Título de eleitor, para brasileiros;

j)              Certificado de reservista, para brasileiros do sexo masculino;

k)            Certidão de nascimento ou casamento;

l)              Passaporte, para estrangeiro.

 

8.             DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1.       A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a tácita aceitação das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

8.2.       Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.

8.3.       O prazo deste Edital termina em trinta dias após o encerramento das inscrições. Em caso de desistência, poderão ser convocados candidatos habilitados no Processo Seletivo de acordo com a classificação. A comissão de seleção, no entanto, reserva-se o direito de não preencher as vagas previstas.

8.4.       Será desclassificado e excluído do processo seletivo o candidato que, sendo concluinte do curso de mestrado não apresentar o diploma, certidão de conclusão de curso ou documento equivalente no ato da matrícula.

8.5.       O aluno matriculado deverá manter atualizados seus dados pessoais, meios de contato e seu endereço até o final dos estudos, na Secretaria de Curso.

8.6.       Não será permitido ao aluno selecionado o trancamento de matrícula no primeiro semestre letivo.

8.7.       A aprovação na Seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo a qual dependerá das cotas recebidas pelo programa, das Agências Financiadoras, das normas dessas agências e das normas do próprio Programa.

8.8.       Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso, no âmbito de sua competência.

 

 

 

PAULO ARISTARCO PAGLIOSA


ANEXO I

PROCURAÇÃO

Candidato: Utilize esta procuração para protocolar inscrição, matrícula e/ou recurso, de acordo com a necessidade e/ou conveniência.

_______________________________________________________________ filho de _______________________________________________________________________ e de _________________________________________________________ nascido aos ________ dias do mês de ____________________________ de _________, na cidade de _______________________________________ Estado de (sigla) _______, domiciliado/a e residente na rua __________________________________________________ nº. ________, complemento _______________________, bairro __________________________________, na cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador do documento de identidade RG ______________________ expedido pelo ________________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____ pela presente nomeia e constitui seu bastante procurador(a) _________________________________________________________________ brasileiro/a, domiciliado/a e residente na rua ____________________________________ nº. ________, complemento _______________________, bairro __________________________________, na cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador do documento de identidade RG _________________________ expedido pelo ______________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____, para fim específico de INSCRIÇÃO, MATRÍCULA e/ou RECURSO, assumindo total responsabilidade pelo que seu presente procurador vier a efetivar.

_____________________ (cidade), ____ de ______________________ de 2019.

_____________________________                                                          _____________________________

                        Candidato/a                                                                                                          Procurador(a)

Tel.

 

Tel.

Cel.

 

Cel.

e-mail

 

e-mail

 

* Obs.: Não é necessário reconhecer firma em Cartório.

Apresentar Documento de Identidade Oficial do Procurador.

O candidato e/ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na inscrição, arcando o candidato e/ou seu procurador com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

 

ANEXO II

 

REQUERIMENTO DE RECURSO

PROCESSO SELETIVO

Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-Graduação.

Horário de recebimento: _____h_____

Rubrica ou assinatura:

Processo Seletivo: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Curso:

(mestrado/doutorado)

 

Nome do candidato:

 

Linha de Pesquisa:

 

Objeto do recurso:

(etapa)

 

Fundamentação e argumentação lógica: (descrever abaixo)

 

Data:

Nº de Inscrição:

Assinatura:

Instruções para o Programa de Pós-Graduação:

  1. Protocolar horário de recebimento do recurso.
  2. Cortar na linha tracejada.
  3. Entregar a parte superior ao responsável pela análise de recursos.

 


ANEXO III

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO – 2019

FICHA DE INSCRIÇÃO - ESTRANGEIRO

NOME COMPLETO:

NACIONALIDADE:

DATA DE NASCIMENTO:         /       /

CIDADE/PROVÍNCIA:

ESTADO/DEPARTAMENTO:

 

Nº DO PASSAPORTE:

DATA DE EMISSÃO:     /      /

LOCAL DE EMISSÃO:

VALIDADE:       /       /

Nº DE REGISTRO GERAL NO PAÍS DE ORIGEM (SE HOUVER):

 

NOME DA MÃE:

NOME DO PAI:

 

ENDEREÇO COMPLETO (Rua, número, bairro, complementos):

CIDADE/PROVÍNCIA:

ESTADO/DEPARTAMENTO:

CÓDIGO POSTAL:

PAÍS:

 

TELEFONE DE CONTATO FIXO COM CÓDIGO INTERNACIONAL DE CHAMADAS (DDI):

 

TELEFONE DE CONTATO MÓVEL COM CÓDIGO INTERNACIONAL DE CHAMADAS (DDI):

 

ASSINALE UMA DAS LINHAS DE PESQUISA DO DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

(1) TEORIA DA COMPUTAÇÃO

 

(2) METODOLOGIA E TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO

 

(3) SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO

 

 

OBSERVAÇÕES (SE HOUVER):

ASSINATURA: