EDITAL PPGCOMP N°
3, DE 4 DE OUTUBRO DE 2019.
Processo Seletivo 2019.2.
A Fundação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, por meio do Coordenador de
Curso dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, torna público o presente Edital que tem por objeto a
abertura de inscrições do Processo Seletivo visando à seleção de candidatos
para preenchimento de duas vagas no curso de Doutorado em Ciência da Computação,
da Faculdade de Computação, para o segundo semestre letivo do ano de 2019, em
sistema de fluxo contínuo.
1.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas
no presente Edital e conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado
de Curso e composta de professores do Curso.
1.2. As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas
pelo telefone (67) 3345-7456 ou pelo e-mail posgraduacao@facom.ufms.br.
1.3. O Processo Seletivo destina-se a classificar candidatos portadores de diploma de mestre em Ciência da
Computação ou área afim, devidamente registrado, quando obtido no Brasil, ou
revalidado/reconhecido, se obtido no exterior, ressalvado o disposto nos itens
1.3.1 e 1.3.2.
1.3.1.
A aceitação
de candidatos com diploma de graduação e/ou mestrado expedido por instituição
estrangeira não revalidado/reconhecido seguirá o disposto no art. 54 do
Regimento Geral da UFMS.
1.3.2.
O candidato
acadêmico do último ano ou semestre de mestrado, se selecionado, deverá
apresentar o respectivo diploma de mestrado ou equivalente no ato da matrícula
ou, na ausência deste, declaração do programa de pós-graduação em que esteja
matriculado, informando a data provável de conclusão do mestrado.
1.3.3.
O candidato
estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos abaixo no ato de
matrícula no curso:
a) diploma de graduação,
histórico escolar e certidão de nascimento ou casamento ou equivalente
apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de
Haia, ou autenticado por autoridade consular competente, no caso de país não
signatário;
b) passaporte e visto
temporário com prazo de validade, de
acordo com a Resolução normativa/CNIg
nº 116 de 08 de abril de 2015;
c) comprovante de ser
beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue junto à autoridade consular brasileira, de
que possui seguro saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante
o período de estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em
instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil;
d) apólice quitada de seguro
de vida e saúde internacional válido para o Brasil, contemplando além das
despesas relativas a eventuais problemas de saúde, traslado do aluno caso
ocorra óbito no exterior.
1.4. O candidato fica ciente de que, independentemente da
sua graduação, a proposta de estudos declarada por meio da carta de intenção deverá
necessariamente estar vinculada a uma das linhas de pesquisa do Curso.
1.5. As atividades de ensino serão realizadas nas
instalações do Curso em turno integral – manhã e tarde. As atividades de
pesquisa e orientação desenvolver-se-ão em turno integral – manhã e tarde.
1.6. É dever do candidato acompanhar o andamento do
processo seletivo na página https://facom.ufms.br,
área de notícias.
1.7. As duas vagas disponíveis são uma para a área de
pesquisa de Teoria dos Grafos e uma para Inteligência Artificial, devendo o
candidato especificar apenas uma área na inscrição.
2.
DAS INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições ficarão abertas pelo Portal
de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br, da 0h do dia 1º de novembro de 2019 às 23h59min do
dia 2 de dezembro de 2019, selecionando-se o Curso de Doutorado, havendo vagas
disponíveis.
2.1.1.
Para efetivar a inscrição, os documentos devem ser encaminhados online via Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br, até às 23h59min do dia 2 de dezembro
de 2019, de acordo com o item 2.1 deste edital. Posteriormente, a Secretaria de Curso fará a
comprovação dos documentos anexados com os originais dos candidatos aprovados,
após o término do processo seletivo.
2.1.2.
Vigora, para
todos os efeitos deste Edital, o horário oficial do Estado de Mato Grosso do
Sul.
2.1.3.
Segue abaixo
o endereço da Secretaria de Curso.
Fundação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Faculdade de
Computação - FACOM
PROGRAMA DE
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CURSO DE DOUTORADO
Av. Costa e
Silva s/n Cidade Universitária – 79070-900
Campo Grande,
Mato Grosso do Sul
Horário de
atendimento: 13h às 17h
a) Foto 3x4 cm
recente;
b) Currículo Lattes gerado
a partir de http://lattes.cnpq.br/;
c) Histórico
escolar de graduação;
d) Histórico
escolar de mestrado;
e) Projeto de
pesquisa contendo título, objetivos, metodologia, etapas e cronograma,
resultados esperados e referências;
f) Opcionalmente,
comprovante da pontuação obtida pelo candidato no Poscomp, desde que o exame
tenha sido realizado nos últimos três anos (2016, 2017 e 2018);
2.3. A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
e a Comissão de Seleção não se responsabilizam por solicitações de inscrições
não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de
comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia
elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica ou meteorológica que impossibilitem
a transferência de dados.
2.4. Após finalizar a inscrição e anexar toda a
documentação necessária, o candidato deverá encaminhar um e-mail para posgraduacao@facom.ufms.br
solicitando análise de sua documentação.
2.5.
O resultado da inscrição será comunicado ao candidato em até 10 dias
após a sua efetivação.
2.6. O candidato com a inscrição
indeferida poderá interpor recurso em até um dia útil após a divulgação do
resultado, devendo utilizar formulário constante no Anexo II deste
Edital. O recurso deve ser enviado para o e-mail posgraduacao@facom.ufms.br e será
julgado pela Comissão de Seleção. O resultado da análise dos recursos será
divulgado no endereço https://facom.ufms.br, área de notícias, em até dois dias úteis.
3.
DAS ETAPAS DE SELEÇÃO
3.1.
O Processo Seletivo constará de etapas de caráter
eliminatório e classificatório, obedecendo o disposto a seguir.
3.2.
Etapa I - Avaliação do Projeto de Pesquisa
3.2.1.
O
projeto de pesquisa será avaliado quanto ao valor científico/tecnológico da
proposta; à apresentação e à justificativa do problema; à adequação da
metodologia aos objetivos propostos; à relevância da técnica, produto ou
processo a ser desenvolvido; e à adequação do cronograma aos objetivos
propostos. Os itens avaliados serão:
I - Valor
científico/tecnológico da proposta (0 a 10);
II - Apresentação e
justificativa do problema (0 a 10);
III - Adequação da
metodologia aos objetivos propostos (0 a 10);
IV - Relevância do
produto ou processo a ser desenvolvido (0 a 10);
V - Adequação do
cronograma aos objetivos propostos (0 a 10).
3.2.2.
A
nota da etapa será a média aritmética dos itens I a V acima.
3.2.3.
Para
ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter nota maior ou igual a sete.
3.2.4.
Esta
etapa possui caráter eliminatório e classificatório.
3.3.
Etapa II - Avaliação de histórico escolar
e de currículo
3.3.1.
No
histórico, serão avaliadas as notas obtidas pelo candidato nas disciplinas
cursadas na graduação e pós-graduação.
3.3.2.
Na
avaliação do currículo será levada em consideração a maior nota obtida no
Poscomp 2016, 2017 ou 2018, caso o tenha feito, além das atividades científicas
(projeto de pesquisa, monitoria, iniciação científica, publicação etc.)
desenvolvidas pelo candidato durante a graduação e/ou pós-graduação, conforme
Currículo Lattes.
3.3.3.
A
cada candidato será atribuída uma nota de 0.0 (zero) a 10.0 (dez).
3.3.4.
Esta
etapa possui caráter classificatório.
3.4.
Da
pontuação final
3.4.1.
A
pontuação final será a média aritmética das notas das etapas I e II.
3.4.2.
O resultado
final será divulgado no site https://facom.ufms.br,
área de notícias, a partir de 10 dias após homologada a inscrição do(s)
candidato(s).
3.4.3.
A divulgação
do resultado final poderá ser prorrogada em virtude da
quantidade de inscrições apresentadas. Nesta hipótese, será divulgado um edital
ou aviso no site https://facom.ufms.br,
área de notícias.
4.
DOS RECURSOS
4.1.
O
prazo para interposição dos recursos será de dois dias úteis após a publicação
do resultado final.
4.2.
O candidato deverá utilizar o formulário disponível no
Anexo II deste Edital. Admitir-se-á um único recurso por candidato, a
ser entregue em uma via impressa, na Secretaria de Curso, no endereço e horário dispostos no item
2.1.3.
4.3. O resultado da análise dos recursos, se houver, será divulgado no site https://facom.ufms.br, área de notícias, a partir de dois dias após findado o prazo para
interposição de recursos.
5.
DA CLASSIFICAÇÃO
5.1. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem
decrescente da nota final.
5.2. Como critério de desempate, na hipótese de igualdade
de nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que obtiver maior
nota na Etapa II de seleção.
6.
DA HOMOLOGAÇÃO
6.1. O resultado final do Processo Seletivo, depois de
decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Colegiado de
Curso por meio de Resolução, publicada no Boletim Oficial da UFMS e divulgada
na Secretaria de Curso e no site https://facom.ufms.br,
área de notícias.
7.
DA MATRÍCULA
7.1. Para a matrícula, o candidato selecionado deverá apresentar
o original da documentação listada abaixo na secretaria de curso, para
digitalização, ou enviar fotocópia da documentação autenticada em
cartório para o mesmo endereço de inscrição, em até 5 dias após divulgação do resultado final após recursos.
a)
Comprovante de matrícula gerado a partir do Portal – não precisa ser
autenticado;
b)
Certidão de quitação eleitoral, para brasileiros – a versão obtida online não
precisa ser autenticada;
c)
Documento de Identidade oficial legível, frente e verso;
d)
Histórico escolar de graduação;
e)
Diploma de graduação, frente e verso;
f)
Diploma ou certificado de conclusão de mestrado, frente e verso; na
ausência deste, o candidato deve apresentar declaração do programa de
pós-graduação em que esteja matriculado, informando a data provável de
conclusão do mestrado;
g)
Histórico escolar de mestrado;
h)
CPF;
i)
Título de eleitor, para brasileiros;
j)
Certificado de reservista, para brasileiros do sexo masculino;
k)
Certidão de nascimento ou casamento;
l)
Passaporte, para estrangeiro.
8.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1.
A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções
e a tácita aceitação das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas
neste Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos
e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais não
poderá alegar desconhecimento.
8.2.
Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações,
atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou
Aviso a ser publicado.
8.3.
O prazo deste Edital termina em trinta dias após o encerramento das
inscrições. Em caso de desistência, poderão ser convocados candidatos habilitados
no Processo Seletivo de acordo com a classificação. A comissão de seleção, no
entanto, reserva-se o direito de não preencher as vagas previstas.
8.4.
Será desclassificado e excluído do processo seletivo o candidato que, sendo
concluinte do curso de mestrado não apresentar o diploma, certidão de conclusão
de curso ou documento equivalente no ato da matrícula.
8.5.
O aluno matriculado deverá manter atualizados seus dados pessoais, meios de
contato e seu endereço até o final dos estudos, na Secretaria de Curso.
8.6.
Não será permitido ao aluno selecionado o trancamento de matrícula no
primeiro semestre letivo.
8.7.
A aprovação na Seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo a qual
dependerá das cotas recebidas pelo programa, das Agências Financiadoras, das
normas dessas agências e das normas do próprio Programa.
8.8.
Os casos
omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso, no âmbito de sua
competência.
PAULO ARISTARCO PAGLIOSA
ANEXO I
PROCURAÇÃO
Candidato: Utilize esta procuração para protocolar inscrição, matrícula
e/ou recurso, de acordo com a necessidade e/ou conveniência.
_______________________________________________________________
filho de
_______________________________________________________________________ e de _________________________________________________________
nascido aos ________ dias do mês de ____________________________ de _________,
na cidade de _______________________________________ Estado de (sigla) _______,
domiciliado/a e residente na rua __________________________________________________
nº. ________, complemento _______________________, bairro
__________________________________, na cidade de
___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador
do documento de identidade RG ______________________ expedido pelo
________________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____
pela presente nomeia e constitui seu bastante procurador(a)
_________________________________________________________________ brasileiro/a,
domiciliado/a e residente na rua ____________________________________ nº.
________, complemento _______________________, bairro
__________________________________, na cidade de
___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador
do documento de identidade RG _________________________ expedido pelo
______________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____, para
fim específico de INSCRIÇÃO, MATRÍCULA e/ou RECURSO, assumindo total responsabilidade pelo que seu presente
procurador vier a efetivar.
_____________________ (cidade),
____ de ______________________ de 2019.
_____________________________ _____________________________
Candidato/a Procurador(a)
Tel. |
|
Tel. |
Cel. |
|
Cel. |
e-mail |
|
e-mail |
* Obs.: Não é necessário reconhecer firma em
Cartório.
Apresentar Documento de Identidade Oficial do Procurador.
O candidato
e/ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na inscrição, arcando o candidato e/ou seu
procurador com as consequências de eventuais erros de preenchimento.
ANEXO
II
REQUERIMENTO
DE RECURSO
PROCESSO
SELETIVO
Candidato: Não preencha
este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-Graduação.
Horário de recebimento:
_____h_____
Rubrica ou assinatura:
Processo
Seletivo: Programa de Pós-Graduação
em Ciência da Computação
Curso: (mestrado/doutorado) |
|
||
Nome do candidato: |
|
||
Linha de Pesquisa: |
|
||
Objeto do recurso: (etapa) |
|
||
Fundamentação e argumentação
lógica: (descrever abaixo) |
|||
Data: Nº de Inscrição: Assinatura: |
|||
Instruções para o Programa de Pós-Graduação:
|
|||
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
EDITAL DE SELEÇÃO – 2019
FICHA DE INSCRIÇÃO -
ESTRANGEIRO
NOME COMPLETO: |
|||
NACIONALIDADE: |
|||
DATA DE NASCIMENTO: / / |
CIDADE/PROVÍNCIA: |
||
ESTADO/DEPARTAMENTO: |
|||
|
|||
Nº DO PASSAPORTE: |
DATA DE EMISSÃO: /
/ |
||
LOCAL DE EMISSÃO: |
VALIDADE: /
/ |
||
Nº DE REGISTRO GERAL NO
PAÍS DE ORIGEM (SE HOUVER): |
|||
|
|||
NOME DA MÃE: |
|||
NOME DO PAI: |
|||
|
|||
ENDEREÇO COMPLETO (Rua,
número, bairro, complementos): |
|||
CIDADE/PROVÍNCIA: |
ESTADO/DEPARTAMENTO: |
||
CÓDIGO POSTAL: |
|||
PAÍS: |
|||
|
|||
TELEFONE DE CONTATO FIXO
COM CÓDIGO INTERNACIONAL DE CHAMADAS (DDI): |
|||
|
|||
TELEFONE DE CONTATO MÓVEL
COM CÓDIGO INTERNACIONAL DE CHAMADAS (DDI): |
|||
|
|||
ASSINALE UMA DAS LINHAS DE PESQUISA DO DOUTORADO EM
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – ÁREA DE CONCENTRAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
|||
(1) TEORIA DA COMPUTAÇÃO |
|
||
(2) METODOLOGIA E TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO |
|
||
(3) SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO |
|
||
|
|||
OBSERVAÇÕES (SE HOUVER): |
|||
ASSINATURA: |
|||