Procedimentos de Estágio Durante o Distanciamento Social

Devido à pandemia de corona vírus, todos os trâmites de estágio estão sendo feitos a distância, com auxílio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Os procedimentos para início de estágio são:

1. O acadêmico deverá preencher, como de costume, o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) pelo portal https://estagio.ufms.br/termo/ e submetê-lo à aprovação pela COE do curso.
2. Após a validação pelo presidente da COE, o acadêmico deverá enviar o termo de compromisso da empresa (ou o do sistema da UFMS) para o e-mail da respectiva COE. O acadêmico deverá enviar também a via digital do Plano de Atividades de Estágio (modelo disponível em https://www.facom.ufms.br/estagio/formularios/);
3. Em seguida, o acadêmico deverá realizar cadastro no SEI para usuário Externo, caso ainda não tenha, disponível no endereço: https://sei.ufms.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_enviar_cadastro&acao_origem=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0 .
4. Após o cadastro, o acadêmico deve solicitar um Requerimento On-line (site da Prograd, pelo link: https://prograd.ufms.br/requerimento-academico/) a opção “SEI – Liberação de usuário externo – assinatura de documentos” para que a secretaria acadêmica libere o cadastro.
5. O acadêmico deverá solicitar ao representante legal da concedente de estágio que se cadastre na plataforma do SEI. Para fazer o cadastro basta o interessado acessar a página “digital.ufms.br” e realizar o cadastro de usuário externo, enviar as cópias do RG, CPF e comprovante de residência atualizado para o e-mail “didoc.proadi@ufms.br”, para posterior liberação. A liberação de cadastro será informada por e-mail ao usuário externo (representante legal da empresa).
6. Em seguida, o presidente da COE do respectivo curso deverá instruir processo no SEI para cada acadêmico, anexando o Termo de Compromisso de Estágio digital recebido e, incluir a Declaração de Anuência do Termo de Compromisso de Estágio.
7. O diretor da Unidade assina a declaração, e a COE libera em bloco para assinatura externa do representante legal já cadastrado e contido no Termo de Compromisso de Estágio, e também para o acadêmico.
8. Atenção: para que o Termo de Compromisso tenha validade jurídica, e seja autorizado o início do estágio pela COE, a declaração de anuência ao Termo de Compromisso deverá conter a assinatura do diretor da Unidade/Câmpus da UFMS, do acadêmico e do representante legal da concedente de estágio.
9. Após as respectivas assinaturas, a declaração será enviada ao acadêmico para que seja entregue à Concedente de estágio, juntamente ao TCE em formato digital. O envio do e-mail poderá ser feito a partir do próprio processo gerado no SEI, para que fique registrado no Sistema.

Para mais informações sobre cadastro de usuários externos no SEI utilize o fluxograma.