Matrícula 2021

Não é EAD, é Ensino Remoto de Emergência (ERE) e irá continuar enquanto a situação de risco de infecção não estiver em um nível baixo.

O Ensino Remoto de Emergência (ERE) é um regime excepcional de ensino composto pela realização de atividades de ensino, síncronas ou assíncronas, mediadas por meio da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Algumas disciplinas não têm dias de aulas suficientes ao longo do semestre por causa dos feriados, ou seja, não há 17 semanas para alguns dias da semana, conforme publicado no calendário acadêmico.

Neste caso, foi necessário lançar aulas avulsas ao longo do semestre. Mas são aulas de reposição, uma ou duas no semestre, e o professor poderá negociar com os alunos a melhor forma de fazer essa reposição.

Caso não consiga confirmar a matrícula com ambas as disciplinas, matricule-se na disciplina de maior prioridade e informe ao seu coordenador a outra disciplina que deseja cursar. Ajustes serão feitos na segunda etapa da matrícula.

Atividades complementares é um CCND (Componente Curricular Não Disciplinar) e não precisa de matrícula.  Veja o regulamento e instruções de como cumprí-las na página do seu curso, no site da Facom

Se você precisa somente de Atividades Complementares e mais nenhuma outra disciplina, então faça a matrícula e escolha a opção CCND (Componente Curricular Não Disciplinar).

Alguns cursos da FACOM têm a obrigatoriedade de TCC. Você pode conferir no Projeto Pedagógico do seu curso, bem como no regulamento de TCC (disponíveis na página do seu curso na FACOM), as regras sobre a obrigatoriedade, matrícula e realização deste componente.

Lembrando: assim como as Atividades Complementares, o TCC também é um CCND (Componente Curricular Não Disciplinar) e não precisa de matrícula no SISCAD, ficando a matrícula dependente de um requerimento acadêmico, assinado pelo orientador. Se você precisa somente de TCC e mais nenhuma outra disciplina, então faça a matrícula e escolha a opção CCND (Componente Curricular Não Disciplinar).

Depende.  O Art. 6º da Instrução Normativa Nº 44-PROGRAD/UFMS, de 4 de março de 2021, traz a seguinte redação: “Art. 6º Será permitida a matrícula sem o cumprimento de disciplina elencada como pré-requisito, quando esta tiver sido cursada por meio de ensino remoto de emergência, independente do resultado final ou do cancelamento da matrícula.”

Assim, se você se matriculou na disciplina A  em 2020.2 que era pré-requisito da disciplina B, então poderá cursar A e B  agora em 2021.1, independentemente de ter reprovado ou cancelado A.

Não. Não é EAD, é Ensino Remoto de Emergência (ERE). Ou seja, o professor vai definir como serão as aulas dele e o Siscad não vai permitir choque de horários. Assim, não se matricule em disciplinas de horários que você não poderá cursar.

Errado. Os professores precisam corrigir trabalhos, corrigir provas, acompanhar os alunos, corrigir exercícios, enfim ensinar e uma turma muito grande fica inviável. As aulas que são apenas teóricas e usavam auditório ou multiuso já tinham limite de 80 alunos e assim vão continuar.

As aulas práticas tinham o limite de alunos do laboratório e isso vai continuar por serem disciplinas de programação e requer a correção e acompanhamento de exercícios.

Caso o seu curso tenha Estágio Obrigatório, sim, precisa. 

O que o Art 8º da Instrução Normativa Nº 44-PROGRAD/UFMS, de 4 de março de 2021, diz: se você não se matriculou, no meio do semestre achou um estágio e pensa “puxa! eu devia ter matriculado”, então agora você pode se matricular fora do prazo no estágio via requerimento.

Depende da sua escolha.

Leia o artigo Art. 17 da Instrução Normativa Nº 44 – PROGRAD/UFMS, de 4 de março de 2021, e os seus dois parágrafos. O segundo parágrafo (§2°) diz que você deve selecionar a opção de ser remanejado se quiser ser remanejado naquela turma.

Se você marcou e se a turma lotou, o Siscad vai procurar outra turma com vagas e sem choque de horários pra você.

Se você não marcou e a turma lotou, o Siscad não irá te remanejar.

Pode. Solicitar vaga significa que a coordenação de curso vai receber a solicitação, analisar a disciplina e ver se ela faz sentido no seu curso. Se fizer sentido, a coordenação solicitará a vaga da disciplina para a COAC da unidade do outro curso. Se for disponibilizada  a vaga, então é feita a matrícula de acordo com a lista de classificação do Siscad. Senão o coordenador indefere.

Se você reprovar por falta de todas as disciplinas que matriculou por três semestres consecutivos, você será automaticamente excluído do curso (ERP – Exclusão por Reprovação).  

Não. Até o momento a universidade não publicou nenhuma normativa para permitir cancelamentos.

Não. Até o momento a universidade não publicou nenhuma normativa para permitir trancamentos adicionais.

Se a vaga que você pediu aparecer com status Deferida pelo coordenador significa que:

  • Já foi feita a análise de vagas dessa disciplina pelo seu coordenador e havia vagas em outros cursos que foram repassadas para seu curso.
  • Você foi matriculado.

Se a vaga que você pediu aparecer com status for Pedido deferido com alteração pela coordenação significa que:

  • Já foi feita a análise de vagas dessa disciplina pelo seu coordenador, você havia optado pelo remanejamento e havia vagas em outra turma.
  • Você foi matriculado nessa outra turma.
  • Olhe para qual turma você foi remanejado e confira o horário.  
  • Se está insatisfeito, pode alterar no período de ajustes.

 

Se a vaga que você pediu aparecer com status Indeferida pelo coordenador significa que:

  • Já foi feita a análise de vagas  dessa disciplina pelo seu coordenador.
  • Caso tenha vagas de outros cursos, os primeiros da lista do Siscad já foram matriculados, seguindo a ordem estabelecida.
  • Você não foi matriculado por falta de vagas.