Maratona de Programação – Etapa Regional 2019

Postado por: Anderson Vicoso de Araujo

Maratona de Programação 2019

Primeira Fase | Mato Grosso do Sul | Campo Grande

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Faculdade de Computação (FACOM)

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest , e é parte da regional sul americana do concurso. Neste ano ocorre a 24a. edição da Maratona.

Em 2019 em Mato Grosso do Sul a primeira fase da competição irá ocorrer na Faculdade de Computação da UFMS na capital, Campo Grande. Para encontrar a Facom, verifique a nossa localização.

A competição irá acontecer no dia 14 de setembro de 2019.

Para mais informações acesse o site oficial da Maratona de Programação no link: http://maratona.ime.usp.br/.

Horário (MS) Descrição Local
08:00 Chegada dos Times e Entrega dos Materiais Saguão da Facom – Térreo
09:00 Seção de Aquecimento (Duração de uma hora) Laboratórios de Informática 1 e 2
11:00 Almoço Restaurante Universitário ou A definir
12:30 Reunião dos times em frente ao LAB e últimos avisos Saguão da Facom – 1º Andar
12:45 Times entram para a competição Laboratórios de Informática 1 e 2
13:00 Início da Competição (Duração de cinco horas) Laboratórios de Informática 1 e 2
18:30 Encerramento, divulgação dos resultados e premiações Auditório da Facom

Almoço no Restaurante Universitário

O RU comporta todos os competidores e coaches que quiserem almoçar lá. Eles aceitam cartão de crédito e o almoço custa R$7,50.

Para detalhes sobre o RU (inclusive cardápio):  https://www.ufms.br/aluno/restaurante-universitario/

Ambiente Computacional

Na primeira fase e na Final Brasileira da Maratona de Programação usaremos o ambiente Latam BOCA Linux, e o sistema de submissão eletrônica BOCA.

O ambiente computacional da Primeira Fase da Maratona de Programação será o mesmo independentemente da sede em que seu time competirá. Os programas poderão ser escritos em C, C++, Python, Java ou Kotlin, utilizando um editor de texto ou algumas IDEs padrão.

Mais informações no site da maratona nacional.

Equipes Café com Leite

Neste ano não teremos na primeira fase, a possibilidade de incluir os café com leite no boca.  Com isso, podemos ter equipes formadas por alunos do ensino médio, reservas, coaches, aposentados, ou mesmo outras universidades que gostariam de conhecer a prova. Só solicitamos que enviem os nomes dos integrantes para o diretor de sede com pelo menos 3 dias antes da competição.

Nós vamos montar uma outra sala separada para aqueles que desejarem fazer a prova localmente na Facom-UFMS.

A prova ocorrerá pelo URI, com alguns minutos de atraso (entre 15 e 30 minutos, assim que a prova oficial começar). Com isso, os competidores deste formato já podem se cadastrar no URI e irem resolvendo alguns problemas para se ambientar com o sistema. Não teremos warmup pra eles, isso não foi divulgado. Então só participarão da competição na parte da tarde.

Quem quiser participar de forma remota, pode participar. Para a participação remota, só abrir o laboratório e acompanhar os alunos. Não existem regras mais rígidas para a participação remota, mas é interessante tentar seguir as regras nacionais, como por exemplo não poder ficar buscando a solução na internet (já que eles tem que ter acesso a rede para acessar o URI).

Grafo Facom Destaque

• Prof. Anderson V. Araujo (Diretor de Sede)
  • Prof. Jean Patrick Tremeschin Torres
  • Prof. Said Sadique Adi
  • Prof. Amaury Antonio de Castro Junior
  • Prof. Henrique Mongelli
  • Prof. Eraldo R. Fernandes

Entrar em Contato

Caso tenha alguma dúvida, estamos à disposição!

E-mail: maratona@facom.ufms.br

Categorias desta notícia: