O complexo de laboratórios da Faculdade de Computação (Facom) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 18, na Cidade Universitária. A entrega inclui a ampliação dos laboratórios de Inteligência Artificial (LIA) e de Sistemas de Computação de Alto Desempenho (LSCAD); os laboratórios de Experimentação Algorítmica (Lexa) e Tecnológico de Eletrônica e Informática (Latei); e os novos espaços para os laboratórios de Conexões e Extensão (Lacex), de Educação em Computação (LEC) e de Bioinformática (Labio), além de salas destinadas para a Mega Jr. e para Atlética Acadêmica de Computação (AAAComp).
A reitora Camila Ítavo frisou que a infraestrutura é importante para o desenvolvimento das atividades na Instituição, mas mais ainda são as pessoas que vão usufruir dela. “Gostaria de prestar homenagem a toda a comunidade da Facom. Tudo começa com planejamento estratégico, então tudo isso foi iniciado há algum tempo, primeiro com o professor Nalvo Franco [Júnior], depois Henrique Mongelli e agora com a Liana Duenha na direção. E, do ponto de vista da Universidade, começou com a criação da Facom com a professora Célia Correa, depois com a gestão do professor Marcelo Turine e agora tenho a honra de estar na liderança e fazer esta entrega. Agradeço e parabenizo a todos por essa realização”, desejou.
A reitora destacou ainda que a área da Computação é estratégica para Mato Grosso do Sul e para o Brasil, ainda mais no contexto geopolítico atual. “Temos de atuar na produção de Ciência e na produção de soluções para a sociedade, em especial por meio da formação. São laboratórios entregues à Facom para que, com os técnicos e professores junto aos nossos estudantes, possamos trabalhar em soluções para os problemas que são complexos e assim promovermos a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Formamos bem os estudantes, trabalhamos a competição como meio de aprimoramento, que se traduzirá em resultado prático na vida de cada um de nós. A Ciência está no nosso dia a dia”, apontou.
“Ficamos muito felizes com essa entrega, este complexo é um local estratégico para que possamos cuidar cada vez melhor dos nossos estudantes da graduação e da pós-graduação, dos nossos professores, para que continuem desenvolvendo suas pesquisas e atividades de extensão, e também os serviços para a comunidade. É a Facom e a UFMS crescendo”, comentou o vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto.
“Gostaria de agradecer imensamente também o trabalho de cada um para que pudéssemos estar aqui hoje, a presença aqui de boa parte da gestão mostra a nossa valorização a cada espaço da nossa Universidade”, complementou o vice-reitor.
O pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Hércules Sandim, relembrou como eram os locais quando foi estudante da Facom, no início dos anos 2000, e anunciou a satisfação em participar desta inauguração. “Agradeço muito o empenho da gestão e de todos vocês da Faculdade de Computação para que estivéssemos hoje aqui inaugurando esse complexo”, celebrou.






















