FACOM abre inscrições para a Residência Tecnológica em Engenharia de Software Inteligente – uma parceria TJMS, PGE-MS e EJUD-MS
Estão abertas as inscrições para a Residência Tecnológica em Engenharia de Software Inteligente e para a Especialização em Engenharia de Software Inteligente (Veja Edital na íntegra). Uma iniciativa inédita em Mato Grosso do Sul e tem como foco a inovação e a transformação digital no Judiciário e na administração pública estadual.
A parceria entre a Faculdade de Computação da UFMS (FACOM), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a Escola Judicial do Estado (EJUD-MS), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) fortalece a cooperação entre as instituições e impulsiona o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a Justiça e para a gestão pública.
A Residência Tecnológica tem como objetivo selecionar e formar profissionais para atuar em projetos práticos e remunerados no TJMS ou na PGE-MS. As atividades são voltadas para áreas como transformação digital, tecnologias da informação e comunicação, engenharia de software e inteligência artificial.
Mais do que um curso de especialização, o programa contribui diretamente para a modernização do Judiciário e da administração pública estadual, ao mesmo tempo em que forma profissionais altamente qualificados.
As inscrições seguem abertas até 15 de março de 2026, pelo portal da pós-graduação da UFMS:
https://posgraduacao.ufms.br/
O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 30 de março, e o início das aulas está previsto para 8 de abril de 2026.
Para o coordenador da Residência Tecnológica na Faculdade de Computação da UFMS, Prof. Dr. Awdren Fontão, a Residência aproxima a universidade das necessidades reais do sistema de justiça:
“Essa residência une conhecimento acadêmico e prática profissional. Estamos preparando profissionais capazes de desenvolver soluções em engenharia de software e inteligência artificial com impacto direto na modernização da gestão pública. É uma formação aplicada, orientada por desafios e dores reais e estruturadas em projetos estratégicos do TJMS e da PGE-MS. O residente terá contato com docentes com experiência acadêmica e de indústria, além de preceptores inseridos no contexto institucional, garantindo alinhamento entre rigor técnico, responsabilidade pública e geração de valor para a sociedade.”
Etapas e vagas
De acordo com o edital, o processo seletivo será feito por meio de análise documental e avaliação de currículo, considerando formação acadêmica, produção científica e experiência profissional dos últimos cinco anos.
Serão oferecidas 20 vagas para a modalidade de Residência Tecnológica com bolsa de estudo mensal de R$5 mil, destinadas à atuação prática no TJMS (15 vagas) e na PGE-MS (5 vagas).
Podem participar candidatos formados nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Inteligência Artificial, Ciências Exatas e Engenharias.
Os selecionados terão 360 horas de formação teórico-prática, além de 30 horas semanais de atividades presenciais no TJMS ou na PGE-MS. A duração é de 12 meses, podendo chegar a 18 meses com a etapa prática.
Um diferencial do Edital é que o bolsista residente poderá exercer outra atividade profissional remunerada, desde que cumpra toda a carga horária e as atividades da Residência.
Também estão disponíveis 40 vagas para a Especialização em Engenharia de Software Inteligente, modalidade sem bolsa, incluindo ampla concorrência, ações afirmativas e vagas reservadas a servidores efetivos do TJMS.
As aulas começam em 8 de abril e serão oferecidas na modalidade híbrida, com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), encontros remotos ao vivo e momentos presenciais, conforme o calendário do curso.
Inovação a serviço da Justiça
Com essa iniciativa, o TJMS reforça seu compromisso com a inovação tecnológica e a transformação digital do Judiciário sul-mato-grossense. A Residência Tecnológica em Engenharia de Software Inteligente representa investimento estratégico na formação de talentos e no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à eficiência, transparência e melhoria da prestação jurisdicional.
Profissionais da área de Tecnologia da Informação são convidados a participar do processo seletivo e integrar este programa pioneiro, contribuindo diretamente para a construção de um Judiciário mais moderno, digital e eficiente.
Saiba mais
Todas as informações e o edital completo estão disponíveis no site oficial da Faculdade de Computação da UFMS. Dúvidas e esclarecimentos quanto ao processo seletivo podem ser enviados pelo e-mail da Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Computação da UFMS (esp.esia.facom@ufms.br).

