Engenharia de Software

Bacharelado

Duração do Curso:

8 semestres

Período:

Integral

Modalidade de Ensino:

Presencial

Número de Vagas:

70 Vagas (anuais)

Projeto Pedagógico

 

Forma de ingresso:

O ingresso ocorre mediante Sistema Unificado de Seleção (SiSU) baseado no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibular UFMS, Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe UFMS), movimentação interna, transferências de outras IES, portadores de diplomas de curso de graduação em nível superior, entre outras. Mais informações, acesse https://ingresso.ufms.br/formas-de-ingresso/.

Objetivos do Curso:

  • formar recursos humanos capacitados para o estudo e resolução de problemas que impliquem o uso de sistemas computacionais, especificamente aqueles que envolvem sistemas de software;
  • formar recursos humanos capacitados a acompanhar os desenvolvimentos teóricos e tecnológicos recentes e conscientes dos poderes e limitações da Computação;
  • Formar recursos humanos com uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade; e
  • Formar recursos humanos conhecedores e seguidores dos padrões éticos e morais da área de Computação.

Profissão:

  • Bacharel em Engenharia de Software, profissional de Tecnologia de Informação

Dados do CursoEstrutura CurricularDocentes do curso

Atividades inerentes:

O egresso oriundo do curso de Bacharelado em Engenharia de Software desenvolve a capacidade de se adaptar à evolução científica e tecnológica da Computação e de suas tecnologias, assim como a capacidade de utilizá-las coerentemente, transformando-se em um agente transformador da sociedade. Assim, o egresso do curso de Bacharelado em Engenharia de Software é um profissional preparado para a sólida carreira na indústria de desenvolvimento de software, levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais. Espera-se que os egressos do curso:

  • Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Produção, visando a criação de sistemas de software de alta qualidade, de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente, que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas;
  • Sejam capazes de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos, relacionados aos domínios de conhecimento e de aplicação;
  • Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade;
  • Entendam o contexto social no qual a construção de software é praticada, bem como os efeitos dos projetos de software na sociedade;
  • Entendam os aspectos econômicos e financeiros, associados a novos produtos e organizações; e
  • Entendam a importância da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

Áreas de Atuação e Exercício Profissional:

Gerente de projeto de software, Analista de requisitos, Analista de sistemas, Arquiteto de software, Programador, Testador, Integrante de equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em Computação, Consultor de tecnologia, Empreendedor.

 



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