Cerca de 90 equipamentos entregues na Cidade Universitária
Na manhã de sexta-feira, 12, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto realizaram a entrega de 89 equipamentos às faculdades de Computação (Facom) e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng). Os 25 aparelhos de ar-condicionado serão instalados nas novas salas de professores e novo laboratório da Facom, assim como 50 computadores. Já 14 deles foram destinados ao Laboratório de Arquitetura e Urbanismo Digital (LabDig), do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faeng.

A reitora reforçou a felicidade em renovar os equipamentos e a importância em promover um ambiente de qualidade para os profissionais. “A gente fica feliz em renovar os equipamentos tão necessários para o dia a dia dos nossos estudantes, professores e técnicos, para que eles tenham um ambiente melhor para desenvolver as suas habilidades e competências, porque a gente não tem dúvida da qualidade da formação, mas a gente precisa cada dia melhorar a infraestrutura. E também demonstra a qualidade da gestão, aqui falo da nossa Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação e da nossa Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, que conseguiu fazer toda a gestão de recursos, economizar onde era possível, para reinvestir na Universidade”, celebrou.
Para o vice-reitor, a entrega atende às necessidades de novos cursos: Bacharelado em Inteligência Artificial, da Facom, e o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, da Faeng. “Nós estamos muito felizes hoje com a entrega desses equipamentos, tanto na Facom como também na Faeng. O objetivo principal é a gente fortalecer o ensino e a pesquisa para os nossos estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação. A gente precisa de equipamentos modernos, principalmente nessas duas áreas de tecnologia”, disse.
Segundo a diretora da Facom, Liana Duenha, as entregas encerram o ciclo de reformas da Faculdade e deixam o espaço pronto para acolher novos estudantes. “Estamos recebendo os equipamentos para mobiliar e equipar nossos laboratórios e salas de professores. São 50 novos computadores desktop e dois aparelhos de ar-condicionado para esse espaço, que são bastante potentes”, comentou.
“Isso vem beneficiando os estudantes e os novos estudantes também. Faz parte desse compromisso que nós temos com a comunidade abrindo um novo curso: Inteligência Artificial, que já está previsto neste Vestibular. Para que esse curso se inicie de forma confortável e não atrapalhe o andamento dos demais cursos, esse novo laboratório vem para atender. Nós já somos uma unidade com 1,5 mil alunos, então um novo curso vai demandar uma infraestrutura nova e nós estamos recebendo infraestrutura para dar esse início com o pé direito”, explicou Liana.
O diretor da Faeng, Fábio Veríssimo, destacou que as novas máquinas irão propiciar maior qualificação para os estudantes. “Sempre que a Faeng cresce, a UFMS cresce, e isso é o que eu gosto. Esse laboratório vai ajudar imensamente aqueles estudantes a aprenderem não só a trabalhar com softwares que fazem todo o design, o desenho, como também a parte de BIM dentro da engenharia, que é a conversa com a parte de projeto elétrico, projeto hidráulico. […] Hoje, no mercado de trabalho, quem não tem BIM, não sabe. […] A gente não conseguia avançar nesse trabalho e, agora, a gente vai ter como melhorar a qualificação dos nossos estudantes e, nas pesquisas, ter mais equipamento para poder trabalhar”, avaliou.
Para o professor da Facom Bruno Nogueira, os equipamentos contribuem diretamente para a expansão da Unidade. “Nós temos novos laboratórios, novas salas de professores, o ambiente de trabalho no dia a dia, vai ser um impacto muito grande. […] A gente vai trazer mais conforto e a possibilidade nas atividades práticas para os estudantes, principalmente, ter mais adesão e um espaço que possa acolhê-los de uma maneira mais legal no dia a dia. Eu acho que isso vai ser muito bom para todos nesse contexto”, falou.
O professor da Faeng e coordenador do LabDig, Gilfranco Alves, complementou que os novos computadores irão para o uso dos estudantes em disciplinas de aprendizado em softwares da área. “Estudantes do primeiro ano, por exemplo, que chegam ainda sem equipamentos, usam para seus trabalhos, mas também esse é um laboratório com uma característica um pouco diferente: ele é a sala de aula, boa parte das disciplinas são realizadas aqui, uma espécie de treinamento para uso de software de Arquitetura e Urbanismo, para que eles possam aplicar isso ao longo do curso. Então, é importante essa formação de base e a gente fica muito feliz de ter recebido esses computadores”, concluiu.
Texto e fotos: Rúbia Pedra/Agecom

