Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Departamento de Computação e Estatística

Introdução à Teoria dos Grafos
Ciência da Computação, ano 2006

Objetivos

Apesar de a matemática e a ciência da computação virem se desenvolvendo separadamente como áreas distintas, a primeira permanece como base para a segunda em diversos aspectos. Disciplinas que fazem com que os estudantes de ciência da computação conheçam os fundamentos da área são inseridas nos currículos dos cursos de graduação e sempre incluem teoria dos grafos e suas aplicações.

Como grafos naturalmente são modelos para uma variedade de situações e problemas reais, a teoria dos grafos tem um papel importante dentro da ciência da computação.

A teoria dos grafos pode ser vista através de dois enfoques: um enfoque estrutural e outro algorítimico. Neste curso vamos dar ênfase na visão estrutural da teoria, onde perguntamos sobre que tipos de grafos têm certas propriedades, quais são eles, como são, etc.

Pré-requisitos

Matemática Discreta e Álgebra, Algoritmos e Estruturas de Dados I são os pré-requisitos da disciplina de Introdução à Teoria dos Grafos. Noções de programação também são necessárias.

Tópicos

  • Grafos
  • Vizinhanças e graus de vértices
  • Isomorfismo
  • Síntese de grafos a partir dos graus
  • Caminhos e circuitos
  • Subgrafos
  • Cortes
  • Grafos conexos
  • Componentes
  • Grafos bipartidos
  • Conjuntos estáveis
  • Cliques
  • Coberturas por vértices
  • Coloração de vértices
  • Emparelhamentos
  • Emparelhamentos em grafos bipartidos
  • Emparelhamentos em grafos arbitrários
  • Coloração de arestas
  • Circuitos hamiltonianos
  • Ciclos eulerianos
  • Florestas e árvores
  • Subárvores
  • Distâncias e caminhos mínimos
  • Mapas planos e grafos planares

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