Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Departamento de Computação e Estatística

Algoritmos e Estruturas de Dados II
Análise de Sistemas, ano 2004

Objetivos

A disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados II tem por objetivo introduzir o estudante de graduação em Ciência da Computação e em Análise de Sistemas às estruturas de dados fundamentais mais empregadas atualmente. O foco do curso é nessas estruturas com ênfase em seus algoritmos.

Não damos ênfase a uma linguagem de programação específica neste curso, durante as aulas, muito embora todos devam realizar implementações em trabalhos definidos. Essas implementações devem ser feitas utilizando a linguagem C padrão.

Uma noção da complexidade de tempo dos algoritmos projetados para cada estrutura de dados também é apresentada nas aulas.

Pré-requisitos

Algoritmos e Estruturas de Dados II tem como pré-requisito oficial a disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados I. Noções de algoritmos e de programação são necessárias.

Tópicos

  • Listas Lineares
  • Árvores
  • Árvores Binárias de Busca
  • Árvores Balanceadas
  • Listas de Prioridades
  • Tabelas de Dispersão
  • Busca Digital
  • Processamento de Cadeias
  • Algoritmos em Grafos