Matrícula, Procedimentos, Datas e Outras Informações Importantes

Postado por: Anderson Vicoso de Araujo
Prezad@s alun@s,
estaremos, em breve, iniciando o primeiro semestre letivo de 2018. Assim, vamos lembrá-los de alguns procedimentos relativos ao início do semestre. Leiam atentamente as instruções abaixo.
---- SOBRE O CALENDÁRIO ACADÊMICO
O calendário acadêmico de 2018 está disponível no site da PROGRAD: https://prograd.ufms.br/calendario-academico/
 
Todas as informações sobre datas importantes ao período letivo estão disponíveis neste calendário. Fiquem atentos!
Um resumo das datas importantes neste mês de fevereiro:
** 08 e 09 de fevereiro: Matrícula online via SISCAD (acadêmicos veteranos). **
16 de fevereiro: Prazo final para solicitações de trancamento de matrícula (acadêmicos veteranos) ou aproveitamento de estudos realizados anteriormente (todos os acadêmicos).
** 19 de fevereiro: Início das aulas – 2018/1. **
21 de fevereiro: Prazo final para ajustes de matrícula (acadêmicos veteranos).
O horário  de aulas está disponível no site da FACOM: https://www.facom.ufms.br/horario-20181/
---- SOBRE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (ACADÊMICOS VETERANOS)
De acordo com o parágrafo 6º da Resolução nº 638 de 1º de novembro de 2017 (COGRAD), a renovação de matrícula é composta por três etapas consecutivas: 1) seleção de disciplinas on-line no SISCAD pelo discente (ETAPA OBRIGATÓRIA), 2) ajustes de matrícula ETAPA FACULTATIVA para os discentes regulares que desejam realizar eventuais adequações e ajustes da matrícula em disciplinas, 3) validação de matrículas pela secretaria acadêmica, SEM A PARTICIPAÇÃO DO DISCENTE, e consiste na confirmação de todas as matrículas e dos ajustes solicitados e autorizados pela Coordenação de Curso.
A primeira fase, referente à renovação de matrícula dos alunos veteranos, ocorrerá de maneira online através do novo módulo de Matrícula Online (http://matriculas.ufms.br), nos dias 08 e 09 de fevereiro. Nesta fase, estarão disponíveis todas as disciplinas para as quais vocês podem pleitear vagas. **O acadêmico que não realizar a renovação de matrícula terá a matrícula trancada e o aluno será desligado caso o trancamento não seja possível, conforme norma vigente.** Os únicos casos que não exigem processo de matrícula neste período são alunos com matrícula trancada, cujo trancamento não termine em 2018-1, e alunos que estejam em mobilidade e que não retornem para cursar 2018-1.
O SISCAD automaticamente lista as disciplinas com vagas que você pode cursar e mostra como ficará seu horário. O fato de você ter se pré-matriculado em uma disciplina no SISCAD NÃO significa que você conseguiu sua vaga nela. No dia seguinte após o término da primeira etapa, o SISCAD processa os pedidos e define em quais disciplinas cada aluno conseguiu vaga de fato, apresentando o resultado em um formulário. As vagas em disciplinas são distribuídas pelo SISCAD conforme as prioridades estabelecidas na Resolução nº 638 de 1º de novembro de 2017 (COGRAD). Você pode consultá-la em https://bse.ufms.br/.
Caso o acadêmico NÃO APROVE a sua matrícula porque deseja solicitar vaga em outra turma, é necessário ** solicitar ajustes **. O período de solicitação de ajustes do discente pelo Siscad será entre os dias 16 e 21 de fevereiro e objetiva a identificação de eventuais adequações e ajustes da matrícula em disciplinas, solicitados pelos discentes à coordenação do curso, por meio do módulo de matrícula online do Siscad (http://matriculas.ufms.br.
Para solicitar ajustes de matrícula, o discente deve fazer, pelo novo módulo de matrícula do Siscad, especificando as disciplinas (código e nome) e as alterações de turmas, inclusões e exclusões de disciplinas. O coordenador receberá um e-mail por discente que solicitar ajustes.
Com sua solicitação de ajustes, o coordenador do seu curso conversará com o coordenador do curso correspondente e verificará a possibilidade de realizar a sua matrícula na turma solicitada. Observe que, nesse caso, não tem como garantir a sua vaga. Pior do que isso, você corre o risco de não conseguir mais vaga na turma ofertada para o seu curso.
 Se você, por algum motivo, quiser fazer uma disciplina em algum outro curso que não seja da Facom, você também terá que fazer esse pedido durante o período de ajustes e eu solicitarei a sua vaga ao centro que oferece a disciplina. Observe que, nesse caso, também não tem como garantir a sua vaga nessa turma e você corre o risco de não conseguir mais se matricular na turma ofertada para o seu curso.
Ressaltando: 
– Acadêmicos que não fizerem a renovação de matrícula nos dias 08 e 09 de fevereiro serão desligados do curso 
– Ajustes de matrícula deverão ser solicitados até o dia 21 de fevereiro
 
---- SOBRE TCC, ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
Para matrícula no TCC I (para os cursos que têm) deve-se ter cumprido pelo menos uma certa porcentagem da carga horária do curso (conforme regulamento).  Verifique a porcentagem na página da Facom correspondente ao seu curso.
As turmas de TCC 1 e TCC 2 disponíveis no Siscad referem-se apenas às turmas previamente acordadas entre acadêmicos e professor orientador. Consulte a lista de turmas para saber em qual turma deve-se matricular clicando aqui. Caso seu nome não conste nessa lista ou caso ainda não tenha definido o professor orientador, você poderá solicitar uma nova turma durante o período de ajustes de matrícula após ter obtida a concordância do professor orientador.
Para matrícula em Estágio Obrigatório (para os cursos que têm), a carga horária mínima cumprida deve ser verificada na página da Facom correspondente ao seu curso (conforme regulamento). Caso a disciplina de Estágio não apareça no Siscad, solicitem a inclusão durante o período de ajuste de matrícula.
Já para Atividades Complementares, devem se matricular os alunos que tenham condições de, ao final do semestre, ter cumprido a carga horária mínima de acordo com o curso. Os critérios para contabilização destas horas podem ser obtidos no regulamento da disciplina no site da Facom. Os acadêmicos do curso de Engenharia de Software não devem se matricular em Atividades Complementares pois, nesse curso, é um componente curricular não disciplinar. Caso a disciplina de Atividades Complementares não apareça no Siscad, solicitem a inclusão durante o período de ajuste de matrícula.
---- SOBRE TRANCAMENTO DO CURSO (ACADÊMICOS VETERANOS)
O aluno poderá trancar o curso por até 4 semestres a partir do 3º semestre de curso. O prazo final para solicitar trancamento é dia 16 de fevereiro.
---- SOBRE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
O aluno poderá pedir aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente (em outros cursos ou instituições) apenas uma vez durante o curso. Para detalhes, vejam a Resolução COEG 95 de 5 de Março de 2015 (https://bse.ufms.br). O prazo para solicitar aproveitamento de estudos também é no dia 16 de fevereiro.
Todas as solicitações são, agora, realizadas online. Maiores informações podem ser obtidas junto à Secretaria Acadêmica, no primeiro andar da FACOM.